top of page
Capa - Joaquim Cortés

Povos Das Estrelas

Os Ciganos são chamados de "povos das estrelas" surgiram há mais de 3.000 anos, ao Norte da Índia, na região de Gujaratna localizada margem direita do Rio Send. No primeiro milênio d.C., deixaram o país e se dividiram em dois ramos:

O Pechen que atingiu a Europa através da Grécia; e o Beni que chegou até a Síria, ao Egito e a Palestina.

Existem vários clãs ciganos: o Kalom (da Península Ibérica); o Hoharano (da Turquia); o Matchuaiya (da Iugoslávia); o Moldovan (da Rússia) e o Kalderash (da Romênia). Essa é uma indicação eita no mapa. Porque segundo a nossa Tradição: nós ciganos, viemos do interior da Terra e esperamos que um dia possamos regressar ao noss lugar de origem.

Nada mais podemos revelar sobre isto, porque trata-se de um dos nossos "segredos" mais bem guardados. Assim como o nosso idioma de origem.

Como uma boa Cigana deixo com voces portanto a imaginação!

Nosso povo teve seu berço na civilização da Índia antiga, num tempo muito antigo, talvez dois ou três milênios antes de Cristo.

Por isso compara-se o sânscrito, que era escrito e falado na Índia (um dos mais antigos idiomas do mundo), com o idioma falado pelos ciganos e encontraram uma grande quantidade de palavras com o mesmo significado.(...)

Outros pontos também colaboram para que esta hipótese fosse reforçada, como a tez morena comum aos hindus e ciganos, o gosto por roupas vistosas e coloridas, e princípios religiosos como a crença na reencarnação e na existência de um Deus Pai e Absoluto. Tanto para os hindus como para os ciganos, a religiosidade é muito forte e norteia muito de seu comportamento, impondo normas e fundamentos importantes, que devem ser respeitados e obedecidos.

Ainda hoje, cumprimos muitos desses ensinamentos e normas de longínqua data como por exemplo e que está dentro da história que estou contando é o casamento. Desde pequenas, as meninas ciganas costumam ser prometidas em casamento. O casamento é uma das tradições mais preservadas entre os ciganos, representa a continuidade da raça.

- Os homens da família escolhem o cônjuge dentro do próprio grupo, com notável vantagem econômica. (por isso o casamento de uma cigana com os não ciganos não é permitido em hipótese alguma.

(Quando isso acontece a mulher é excluída do grupo). Os acertos normalmente são feitos pelos pais do noivo, que decidirem unir suas famílias. Os noivos não optam neste caso, apenas cumprem o que seus pais decidirem e for bom para sua tribo será bom para eles. Como a magia e a mãe natureza está sempre na frente entre os ciganos. Muitos desses jovens se apaixonam depois de se conhecerem. Outra coisa de muita importância é o dote. Ele é fundamental especialmente para os Rom; É pelo casamento que os ciganos entram no mundo dos adultos livre dos condicionamentos das pessoas normais geralmente cerceadas pelos sistemas aos quais estão subjugadas. Em sua maioria, os ciganos são artistas (de muitas artes, inclusive a circense); São exímios ferreiros, fabricam seus próprios utensílios domésticos, suas jóias e suas selas. Levam uma vida muito simples: consertando panelas, vendendo cavalos, fazem artesanato (principalmente em cobre - o metal nobre desse povo), uma boa fonte de renda para suas necessidades imediatas. Muitos conseguem essa renda lendo as cartas do Tarot e a sorte na linha das mãos. A comunidade cigana ama e respeita a natureza, os idosos e todos os membros do grupo ou do Clã.

Educam as crianças de todos, dentro dos princípios e normas próprios de uma tradição puramente oral, cujos ensinamentos são passados de pai para filho ou de mestre para discípulo, através das estórias contadas e das músicas tocadas em torno das fogueiras acesas e das barracas coloridas sempre montadas ao ar livre mesmo no fundo do quintal das ricas mansões dos ciganos mais abastados .

 


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por categoria Ciganos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page