top of page
Capa - Joaquim Cortés

Os Ciganos de Bjorian

´ ´Floresta de Bjorian - Norte da Irlanda - 23 de outubro de 2001"

Os Ciganos, ou Romanis, são verdadeiros magos Caldeus da Síria!

O grande lema do Povo Cigano é:

“O céu é meu teto; a terra é minha pátria e a liberdade é minha religião",

Traduzindo; O Cigano tem um espírito essencialmente nômade e livre.

São magos, eles possuem o poder de decifrar as cartas ciganas para ver a “buena dicha"

(boa sorte). Na verdade, um cigano que se preza, antes de ler a mão, lê os olhos das pessoas.

Porque são: (o espelho da alma). Outra maneira para sentir a alma dos clientes é; tocando nos

seus pulsos antes de ler a sorte. Dessa maneira sentem o nível de vibração da bioenergia,só depois

deste ritual, interpretam as linhas da mão.

A prática da quiromancia para o Povo Cigano não é um mero sistema de adivinhação.

E sim principalmente, um inteligente esquema de orientação sobre o corpo, Como

A mente e o espírito; sobre a saúde e o destino.

O mais importante para o Povo Cigano é interagir com a Mãe Natureza! Respeitando seus ciclos naturais e sua força geradora e provedora. O Povo Cigano está ligado à Kali a deusa negra da mitologia hindu, associada à figura de Santa Sara.

Os Ciganos geralmente se reúnem em Clãs, para festejar os ritos de passagem que são eles:

- o nascimento, a morte, o casamento e os aniversários.

É um povo que canta e dança tanto na alegria quanto na tristeza.

Para um cigano a vida é uma festa e a natureza que o rodeia a mais bela e generosa anfitriã.

O Povo Cigano é um povo cheio de energia e de grande dose de passionalidade.

Respeitam e acatam acima de tudo seu código de ética; honra a justiça; senso; sentido e sentimento de liberdade que contagia e incomodam qualquer sistema.

Para o Povo Cigano, a Lua Cheia é o maior elo com: o "Sagrado"

É na lua cheia que são realizados os grandes festivais de consagração, imantação e reverencia a grande "Madrinha". A celebração da lua Cheia.

Este ritual acontece em torno das fogueiras acesas, com dança e orações.

Também, para os Ciganos tudo na vida é "Maktub" (Está escrito nas estrelas), por isso são observadores do céu e verdadeiros adoradores dos Astros. Os Ciganos praticam a Astrologia da mãe terra respeitando e festejando seus ciclos naturais, através dos quais desenvolvem poderes verdadeiramente mágicos.

Mês de outubro! È noite alta em Bjorian, a Floresta dos Elfos Negros.

A lua está cheia e “Hermosa!

Entre as árvores “matres” existe uma clareira, encoberta por suas copas frondosas.

Cortada por um rio de água limpinha que é o coração da floresta. Este é um local proibido aos humanos “seres do mundo exterior”. Por ser uma floresta mágica é protegida dos olhares dos homens que só e simplesmente querem sua destruição. A proteção é feita por uma espécie de campo - de- força mágico. Quem por ventura se aproximar da floresta só irá encontrar uma de montanha de paredes altas íngremes e lisas. Exemplares desfiladeiros ilusórios. Os Elfos Negros protegem a floresta, fazendo com que a vida nela não se extingue. Os Elfos são seres mágicos alem de verdadeiros guerreiros e Elessar o rei dos Elfos, que é um guerreiro mago muito generoso, cedeu esta clareira ao Povo Cigano da Estirpe de Cam!

Que ali montou acampamento com toda sua família

A família é a base da organização social dos ciganos, não existe hierarquia rígida no interior dos grupos. O comando é exercido normalmente pelo Cigano mais capaz.

Não há entre o povo briga pelo poder, os ciganos respeitam a inteligência acima de tudo. Este homem a quem é dado o poder por merecimento chamamos de Kaku ele representa a tribo na Krisromani. Todos acatam e respeitam seu veredito.

O Krisromani é um tribunal cigano formado pelos membros mais respeitados de cada comunidade, com a função de punir quem por ventura transgredir, a rígida ética cigana.

Os ciganos se casam cedo, quase sempre seguindo acordos firmados entre as duas famílias. O casal não recebe nenhum tipo de iniciação sexual. O que sabem é que eles casam para semear. Ter filhos é a principal função do sexo.

É natural e comum uma mulher desnudar os seios em público. Entretanto nenhuma mulher pode mostrar as pernas. Veio daí a imposição pelas saias compridas e rodadas para as mulheres Ciganas. Existem tribos que também proíbem o corte de cabelo das mulheres.

Outra imposição é que: Mulheres nunca sentam à mesma mesa que os homens. Embora isso seja uma ironia, porque como as mulheres são praticantes da magia e das artes divinatórias, são elas que assumem a cada dia que passa com mais afinco o controle econômico da família, porque a principal fonte de renda para a maioria das tribos são a leitura da sorte.

O resultado de tudo isso é aquela situação contraditória, em que o homem manda, mas é a mulher quem sustenta o grupo. Isso acontece pelo motivo de os ciganos possuírem um profundo sentido de união, solidariedade e companheirismo. Não deixa que o modernismo derrubem suas tradições e costumes.

"Formam núcleos comunitários compactos com normas e regras de convivência harmoniosas".

O Povo Cigano é nômade por excelência, não têm pátria, são universais.

Experimentam o mais amplo sentido de liberdade. Não se apegam a lugares. Não criam raízes que não possam ser arrancadas quando o desejo pela aventura acontecer.

Por esse motivo suas moradias, (as tendas) são de tecidos permeáveis e resistentes, e seus pertences em geral, são sempre confortáveis, mas essenciais e leves. Isso quando não usam o Trailer que se transforma em casa.

O nômade não se preocupa com o possuir, mas com o viver.

 


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por categoria Ciganos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Siga
bottom of page